Pc Laptop Repair Web 8bb61f3855bade5cea67fe439e2b3679

Manutenção preventiva em computadores, por que fazê-la?

Fonte: CPT

A manutenção preventiva garante maior vida útil e melhor funcionamento dos computadores, evitando a queima de componentes, como processadores e discos rígidos, e aumentando a economia.

manutenção preventiva garante uma maior vida útil e um melhor funcionamento dos computadores, evitando, por exemplo, a queima de componentes importantes, como processadores e discos rígidos. Deve ser realizada, independentemente de o computador apresentar problemas ou defeitos, pelo menos, uma vez por ano.

A manutenção preventiva em computadores consiste em desmontar o micro, realizar a sua limpeza geral e checar todos os seus componentes e contatos. A poeira, principal causa de problemas, por exemplo, interfere na dissipação do calor e na oxidação dos contatos, sejam eles intermitentes ou que levem o computador a parar de funcionar.

Finalizada a manutenção preventiva, os resultados são:

  •  computadores lentos, que precisam ser reiniciados frequentemente para que possam funcionar, voltam a trabalhar no máximo de sua potencialidade;
  •  a refrigeração da máquina ocorre normalmente e de forma satisfatória;
  •  elimina-se as sujeiras, como poeira, fuligem e outras partículas, levadas pelas ventoinhas, das peças internas;
  •  evita-se o ressecamento da pasta térmica, essencial para que o processador não queime;
  •  diminui-se o risco de perda ou roubo de dados por programas não autorizados, como os vírus, malware e spyware;
  • entre outros.

Na manutenção preventiva inclui-se, também, o upgrade do computador. Nesta situação, o técnico analisa a configuração da máquina e propõe aos clientes, caso sejam necessárias, as devidas atualizações. É bastante comum para o profissional que trabalha com manutenção de computadores se deparar com situações em que uma simples expansão de memória ou de um disco rígido já seja suficiente para melhorar significativamente o desempenho geral do equipamento. Para detectar todos os possíveis problemas e trabalhar com eficácia na solução de cada um deles, é de fundamental importância que o técnico esteja apto a exercer suas atividades. Para tal, ele deve atualizar-se constantemente, adquirindo conhecimentos específicos da área.