O aplicativo myMail está disponível através da App Store gratuitamente. Ele permite configurar sua conta…
Como fazer Testes A/B de graça com Google Optimize no WordPress
Fonte: Kinsta
Como fazer Testes A/B de graça com Google Optimize no WordPress
Não importa o tipo de site WordPress que você possui, seja uma loja de e-commerce ou um blog de marketing de afiliados, é crucial que nunca pare de fazer testes A/B! Decisões com base em dados são fatores que podem ajudar a impulsionar seu website ou seus negócios e te colocar à frente da concorrência. Mas sejamos honestos: fazer testes A/B nem sempre é fácil. Ou talvez você esteja apenas adiando esse processo. Bem, espero que hoje sejamos capazes de mudar isso!
Abaixo, nos aprofundaremos em como fazer testes A/B com Google Optimize no WordPress. Não importa que tipo de site você possui, ele funcionará com todos. E o melhor de tudo é que é gratuito.
É crucial que você nunca pare de fazer testes A/B! O Google Optimize oferece uma forma gratuita e incrível para começar.
O que é Teste A/B?
Teste A/B, também conhecido como split, é uma forma de comparar elementos em uma página (ou qualquer outro tipo de dado) entre si, para determinar qual deles apresenta o melhor desempenho em termos de visualizações de página, tempo na página, conversões, taxa de rejeição, etc. Alguns exemplos incluem:
- Testar títulos diferentes.
- Experimentar novos conteúdos na landing page ou layouts de página.
- Fazer experimentos com cores diferentes em botões CTA.
- Exibir algo completamente diferente, como um CTA em um widget enquanto outro exibe um formulário de contato para leads. É possível monitorar vendas no Google Analytics ao longo do funil para ver qual versão impulsiona mais vendas.
Existem diferentes formas de fazer testes A/B, como o teste multivariável, mas o método mais comum é simplesmente enviar 50% do seu tráfego para a página A e os outros 50% para a página B. Isso também é conhecido como teste split.
A ideia é começar com testes simples, como mudar o texto de um CTA ou cor de um botão, encontrar o vencedor e replicar o processo repetidamente com novos vencedores. Ao fazer isso, você deverá começar a ver resultados melhores para quaisquer metas que esteja buscando.
Também é muito importante determinar se seu website tem tráfego o suficiente para começar a realizar testes A/B, devido ao tamanho e tempo das amostras. Stephen Watts escreveu um excelente artigo que aborda alguns dos pontos mais críticos, incluindo por que você deveria replicar seus testes de marketing.
Google Optimize
Existem muitas ferramentas diferentes para escolher quando se fala em testes A/B. Cobrimos muitas delas em nosso post sobre as melhores ferramentas de testes A/B.
No entanto, se você tem muito tráfego, muitas delas poderiam facilmente custar centenas ou até milhares de dólares por mês. É melhor destinar esse orçamento a uma hospedagem de alta qualidade. 😉 Muitas ferramentas de testes A/B também acompanham diversos recursos que você provavelmente nunca usará.
Embora uma ótima ferramenta possa se pagar e apresentar um bom retorno, pode ser vantajoso começar com uma opção gratuita para aprender como o teste A/B funciona e ver quais metas são possíveis para seus negócios.
Em nossa opinião, o Google Optimize é uma excelente ferramenta para começar logo de cara, especialmente porque é gratuita. Embora não exista um plugin WordPress ou integração direta com a plataforma, ele ainda assim é fácil de usar quando você pega o jeito. Outro bônus é que sua conexão com o Google Analytics, uma ferramenta que a maioria das pessoas provavelmente já usa, é muito superior a várias outras soluções. Você pode anexá-lo a uma meta no Google Analytics com um só clique.
Há uma versão premium (Optimize 360), mas você pode conduzir até cinco experimentos simultâneos nela gratuitamente. Para a maioria das pessoas, isso deve ser mais que o suficiente, caso não queiram rodar muitos testes A/B ao mesmo tempo, uma vez que isso pode enviesar a qualidade dos seus dados. Usamos a versão gratuita do Optimize na Kinsta e ela funciona muito bem!
Se estiver curioso, abaixo temos uma comparação entre a versão gratuita (Optimize) e a versão premium (Optimize 360).
Como Configurar o Google Optimize no WordPress
Siga os passos abaixo para criar uma conta gratuita no Google Optimize e configurá-la em seu site WordPress.
Passo 1
A primeira coisa a fazer é ir até o Google Optimize e registrar uma conta gratuita, clicando no botão “Começar” (“Get Started”).
Importante: Você deverá usar seu endereço de e-mail do Gmail ou G Suite que já esteja atrelado à sua conta no Google Analytics.
Em seguida, realize os próximos passos com algumas perguntas opcionais sobre permissões e compartilhamento.
Passo 2
Na sequência, você precisará vincular sua propriedade do Google Analytics. No lado direito, clique em “Vincular Propriedade” (“Link Property”).
Passo 3
Depois, você deverá ser capaz de ver sua propriedade do Google Analytics. Se existirem diversas propriedades atreladas ao seu Gmail, será necessário escolher a que deseja usar com o Google Optimize. Depois, clique em “Vincular” (“Link”).
Passo 4
Depois, clique em “Obter Snippet”.
Passo 5
Agora é hora de modificar seu código do Google Analytics com seu container ID do Google Optimize. Existem alguns fatores importantes que devem ser mencionados:
- Se você possui o Google Analytics instalado em suas páginas atualmente, ele deverá ficar no cabeçalho do seu site, antes da tag </head>. Em geral, colocá-lo no rodapé até funciona, mas neste caso, você irá se deparar com um perceptível flash branco durante o carregamento da página se não estiver rodando o script no cabeçalho. Isso ocorre porque o script precisa rodar assim que o DOM carrega. Se estiver usando um plugin WordPress, saiba que a maioria deles possui uma opção para escolher o posicionamento do script no cabeçalho ou rodapé.
- O snippet do Optimize ficará mais ou menos assim:
ga('require', 'GTM-XXXXXXX')
, apresentando seu container ID do Optimize. Tudo o que você precisa fazer é modificar seu script do Google Analytics atual para incluir essa parte, ao invés de adicionar o script inteiro de novo.
Se você instalou manualmente o script de monitoramento do Google Analytics, tudo o que precisa fazer é simplesmente essa adição, conforme é demonstrado no exemplo que eles oferecem. No entanto, se você estiver usando um plugin WordPress para adicionar o Google Analytics ao seu site, talvez precise fazer algumas alterações.
Primeiro, deverá verificar se seu plugin WordPress para Google Analytics já suporta o Google Optimize ou a adição de um código personalizado. Aqui estão alguns plugins WordPress que já oferecem suporte ao Google Optimize ou permitem adicionar o código às configurações:
- Google Analytics Dashboard for WP: Na seção de integração nas configurações do plugin, há uma opção para adicionar seu container ID do Optimize.
- GA Google Analytics: Possui uma opção nas configurações do plugin para adicionar o código do Optimize.
- MonsterInsights: Possui um complemento para adicionar o código do Google Optimize.
Observação: Se você estiver usando o Google Tag Manager para implementar o Google Analytics, ainda assim conseguirá instalar o Optimize, porém ele poderá apresentar latência adicional e o próprio Google não recomenda que isso seja feito. Devido à forma como o script funciona em termos de desempenho, é recomendável implementar o Optimize diretamente na página (que é o que a maioria dos plugins WordPress faz).
Abaixo temos um exemplo usando o plugin Google Analytics Dashboard for WP. Na aba Integração (Integration), você pode “habilitar o monitoramento do Optimize” (“enable Optimize tracking”) e inserir seu container ID.
Após colocar o código no lugar certo, clique em “Próximo” (“Next”) no configurador do Google Optimize.
Passo 6
Quando o Google Optimize foi lançado pela primeira vez, apresentou problemas de desempenho e, por isso, criaram um snippet para ocultar a página para reduzir sua cintilação durante o carregamento. Adicionar o snippet para ocultar a página requer a inserção do código adicional antes do código de monitoramento do Analytics.
No entanto, descobrimos recentemente que isso nem sempre é mais necessário. Se seu site já é relativamente rápido, você não deverá ter nenhum problema. Nós não usamos mais o snippet para ocultar a página e rodamos testes o tempo inteiro.
Entretanto, como cada site é diferente, se você se deparar com problemas, talvez precise modificar um pouco mais seu script do Analytics com o código de snippet para ocultar a página. Também é possível modificar o tempo de async-hide
, que por padrão é definido em 4000 ms. Alguns plugins, como o citado acima, têm alternâncias facilitadas para habilitar suporte à ocultação de páginas.
Clique em “Pronto” (“Done”) e seu site WordPress estará pronto.
Como Executar um A/B com o Google Optimize
Agora vamos à parte divertida, que é criar seu primeiro teste A/B no Google Optimize.
Passo 1
No painel do Google Optimize, clique em “Vamos Lá” (“Let’s Go”) para criar um novo teste A/B ou o que a empresa chama de “experimento”.
Passo 2
No exemplo a seguir, faremos um teste A/B simples de mudança de cor do botão de CTA, para que você possa ver com facilidade como ele funciona. Lembre-se que, basicamente, qualquer elemento HTML ou CSS em seu site WordPress pode ser modificado no Google Optimize.
Então, escolhemos um nome para nosso teste e inserimos a URL na qual desejamos editar o código para esse experimento. Neste exemplo, queremos alterar a cor de um botão de CTA para ver qual variação direciona mais tráfego para nossa página de contato. Também selecionamos teste A/B como o tipo de experimento. Depois, clicamos em “Criar” (“Create”).
Como você pode ver, o Google Optimize também suporta outros tipos de experimentos que vão além de testes A/B, que talvez queira explorar:
- Teste multivariável: Testa variáveis com duas ou mais seções diferentes.
- Teste de redirecionamento: Testa páginas da web identificadas por URLs ou caminhos diferentes.
- Personalização: Personaliza sua página para o público-alvo.
Passo 3
Por padrão, o Google Optimize usará a página do editor que você escolheu anteriormente para o experimento como a variável original. Em seguida, será necessário criar uma segunda variável. Clique em “Criar Variável” (“Create Variant”).
Passo 4
Dê um nome para sua variável, algo que possa reconhecer com facilidade mais tarde. Como estamos testando uma cor diferente para o botão, nomeamos a nossa de Botão Vermelho. Depois, clicamos em “Pronto” (“Done”).
Passo 5
Depois, você precisará alterar sua variável, já que por padrão ela simplesmente cria uma cópia da original. Clique em “0 alterações” (“0 changes”) em vermelho.
Passo 6
Você provavelmente verá um aviso para usar uma extensão do Google Chrome. Para ter edições melhores e habilidades de pré-visualização, você deverá instalar a extensão gratuita Google Chrome Optimize.
Depois, verá o editor do Google Optimize. Ele é muito poderoso! Você consegue alterar literalmente de tudo na página.
Em nosso exemplo, estamos testando os resultados dos cliques em nossa página de contato com duas cores diferentes para um botão: azul e vermelho. Se estiver curioso, estamos usando apenas o plugin Shortcodes Ultimate para criar nosso botão.
Primeiro, desejamos alterar a cor do botão. Para fazer isso, você pode simplesmente clicar em qualquer elemento (neste caso, o botão) e editar suas propriedades CSS. Há até mesmo um seletor de cores. Também é possível editar o CSS ou HTML diretamente, se preferir.
Outro detalhe que alteramos foi a URL do botão.
- O botão original tem um link para
https://editwp.com/contact-us/?button-test-blue
. - O botão variável aponta para
https://editwp.com/contact-us/?button-test-red
.
Por que fizemos isso? No Google Analytics, é possível fazer uma pesquisa a qualquer momento para verificar quantas visualizações de página foram registradas com base em cada tipo de botão. Você nunca deve usar parâmetros UTM em seu site interno, mas acrescentar algo como fizemos acima com as URLs é normal. Isso apenas oferece dados extras que podem ser pesquisados a qualquer momento.
Quando terminar sua edição, clique em “Salvar Alterações” (“Save Changes”) e “Pronto” (“Done”) no canto superior direito. Na sequência, você pode clicar em “Visualizar na web” (“Web Preview”) para ver sua aparência.
Abaixo, mostramos como nosso teste está configurado. Lembre-se, tudo foi alterado usando o editor do Google Optimize, não o do WordPress.
Variável Original A/B
Em nossa variável original, temos um botão azul para o qual 50% do tráfego será direcionado. O link do botão aponta para nosso formulário de contato: https://editwp.com/contact-us/?button-test-blue
.
Variável de Botão Vermelho A/B
Em nossa outra variável, temos um botão vermelho para o qual 50% do tráfego será direcionado. O link do botão aponta para nosso formulário de contato: https://editwp.com/contact-us/?button-test-red
.
Passo 7
O próximo passo é adicionar um objetivo. Ele é a meta ou o que você deseja testar. Por padrão, a segmentação é definida para uma divisão de 50% do tráfego e você pode mantê-la dessa forma. Dê ao seu objetivo uma descrição curta, para que no futuro possa entender com facilidade por que o adicionou. Lembre-se que, algumas vezes, você poderá rodar testes durante vários meses, por isso certifique-se de adicionar algo que realmente conseguirá reconhecer depois de algum tempo. Depois, clique em “Adicionar Objetivo do Experimento” (“Add Experiment Objective”).
Passo 8
Se você já estiver usando metas e eventos no Google Analytics ou monitoramento de e-commerce, os verá listados aqui. Esse é um dos detalhes realmente legais sobre a integração direta do Google Analytics com o Optimize. A maioria das pessoas provavelmente já têm metas de conversão, metas de formulário de contato, entre outras, configuradas e que podem ser conectadas com facilidade aos seus experimentos. Mas para esse exemplo, criaremos um objetivo personalizado.
Passo 9
Usamos visualizações de página como o tipo de objetivo e escolhemos algo que fosse iniciado a partir de nossa página de contato: /contact-us/button-test
.
Se você tem uma configuração de monitoramento de e-commerce no Google Analytics, também pode adicionar outros objetivos para detalhes como transações e receita. É aí que ele realmente se torna poderoso! Por exemplo, você poderia ver quanto de receita uma determinada cor de botão gerou. Desde o clique inicial até a venda.
Passo 10
Por fim, mas não menos importante: após salvar tudo, você pode clicar em “Iniciar Experimento” (“Start Experiment”). Assim, imediatamente começará a fazer testes com tráfego dividido no local especificado pelo experimento. Você também pode configurar com facilidade experimentos adicionais com opções de segmentação.
Na sequência, basta se sentar e deixar que o Google Optimize faça seu trabalho. Em geral, levará uma ou duas semanas. Ele analisará automaticamente o vencedor. Depois, você poderá ver qual variável produziu os melhores resultados. Abaixo, temos um exemplo de relatório.
Resumo
Quando se trata de marketing, quanto menos suposições fizermos, melhor. Você acabará encontrando vencedores que originalmente pensava que teriam um desempenho ruim e vice-versa.
Para uma ferramenta gratuita, o Google Optimize apresenta muitas funcionalidades! Você pode alterar botões, widgets e basicamente tudo o que pode imaginar. Em seguida, consegue monitorar os resultados para ver qual apresenta o melhor desempenho. Monitore visualizações de página, dados de transações e até mesmo a receita gerada com uma única alteração de cor de botão. Quanto mais você usa, mais percebe por que nunca deve parar de fazer testes A/B. Encontre um vencedor e volte a testar.
Você já experimentou o Google Optimize em seu site WordPress? Caso sim, adoraríamos ouvir sua opinião nos comentários abaixo.