skip to Main Content

Como otimizar o WordPress

1 – Atualize o WordPress para a última versão: as versões mais recentes têm códigos otimizados que podem reduzir o consumo de CPU.

 

2 – Instale plugins como o WP Super Cache ou W3 Total Cache:

  • WP Super Cacheé um plugin simples e fácil de gerenciar. Ele controla o cache do WordPress, que está configurado como padrão (caso tenha feito a instalação através do Softaculous)
  • W3 Total Cache (conteúdo em inglês): é um plugin mais avançado e rico em funcionalidades de cache. Se forem necessários recursos avançados como Minify ou integração CDN, você deve usar este plugin. Caso ele não seja configurado corretamente, ocorrerá um consumo maior e poderá afetar o desempenho do site.

 

3 – Reveja os plugins: certifique-se de desabilitar qualquer plugin que você não utiliza mais. Apenas mantenha aqueles que são vitais para o WordPress pois sempre que um plugin for adicionado poderá aumentar o uso de recursos da CPU.

 

4 – Reveja o tema atual: muitos temas podem gerar uso intensivo da CPU.

  • Verifique se a página carregada está gerando algum erro no log de erros;
  • Se possível, desative os recursos de redimensionamento de imagem;
  • Se o tema atual está gerando problemas ou erros, entre em contato com o fornecedor do tema para assistência, ou mude para um tema diferente.

 

5 – Minimize o número de WP Crons: o sistema pode ficar muito carregado se você tiver muitas WP Crons. Recomendamos que espalhe suas crons ao longo do dia, certificando-se de que cada função terá tempo suficiente para se completar

 

6 – Gerencie spam e bots: qualquer bot (robô) deve ser bloqueado.

  • Para evitar spam, recomendamos o uso do plugin Akismet, seguido do plugin Captcha. Na maioria dos casos, o Akismet (que é muito leve) é suficiente para evitar a maioria dos spams.
  • Dê preferência para plugins baseados na tecnologia reCaptcha do Google, pois estes são mais difíceis de burlar.

 

7 – Limite webcrawlers e bots: você pode criar contas no Bing e Google Webmaster e configurar seus domínios para ter uma baixa requisição de crawlers.

  • Recomendamos a configuração de um arquivo robots.txt. Isso vai reduzir a taxa de requisição e os recursos de que necessita a partir do sistema, permitindo mais tráfego.
  • Para reduzir o tráfego de crawlers como Yandex ou Baidu, por exemplo, você pode criar um bloqueio no arquivo .htaccess. Para mais detalhes sobre este tópico, por favor, acesse os artigos abaixo:

 

8 – Otimize o banco de dados: se você atualiza seu site regularmente, o banco de dados irá crescer de tamanho, podendo afetar diretamente o desempenho do site. Ao otimizar o banco de dados do WordPress o desempenho do site tende a melhorar.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 − dez =

Back To Top