Igualdade De Genero Mulheres CEO1

TOP 10 Mulheres Inspiradoras, no T.I

A Mulher na Tecnologia: TOP 10 Mulheres inspiradoras

Texto do Site SHARE! Ateliê Software —  Nota: parabéns pelo conteúdo!

Sabemos que a mulher enfrenta desafios diários em diversas áreas de atuação, sejam elas profissionais ou pessoais, desde os primórdios. A busca pelo respeito em relação a imagem feminina em diferentes setores é constante e, na tecnologia, não é diferente e tudo se deve a um sério problema cultural. Apesar desse cenário estar em constante mudança e vermos cada vez mais mulheres agregando seu conhecimento nesse setor, ainda há certo receio e muitas mulheres desencorajadas acabam não seguindo para a área da tecnologia.

Entretanto, muitos nomes se tornaram fortes no ambiente tecnológico ao longo dos anos, encorajando outras mulheres e comprovando que todas nós podemos realizar de forma plena tudo o que desejarmos, nesse caso, desenvolver tecnologias para o mundo! Então para comemorar e inspirar a todas neste Dia Internacional da Mulher, vamos conhecer algumas mulheres inspiradoras:

1- Ada Lovelace
Foi uma matemática e escritora inglesa que, no século 19, desenvolveu o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina, no caso, uma máquina analítica de cálculo de números, o que permitiu computar os valores de funções matemáticas.

2- Grace Hopper
Foi almirante e analista de sistemas da Marinha dos EUA nas décadas de 1940 e 1950. Criadora da linguagem de programação Flow-Maticque influenciou na criação do COBOL. Foi a terceira pessoa a programar o Harvard Mark I, computador utilizado durante a Segunda Guerra Mundial.

3- Mary Kenneth Keller
Foi uma freira norte-americana pioneira em Ciência da Computação. Uma das primeiras mulheres a conseguir um PhD nessa área, participou também do desenvolvimento da linguagem BASIC (Beginner’s All-purpose Symbolic Instruction Code).

4- Marissa Mayer
É cientista da computação. Foi vice-presidente de serviços geográficos e locais do Google e hoje é presidente e diretora executiva (CEO) do Yahoo!

5- Sheryl Sandberg
Foi Vice-Presidente de Vendas Globais e Operações Online do Google, eleita como uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time e como a 10ª mulher mais poderosa do mundo pela Forbes. Hoje é chefe operacional do Facebook.

6- Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson
Mulheres, matemáticas, negras. As três trabalharam juntas no Centro de Pesquisa Langley da NASA, Virginia, e foi graças a elas, e muitas outras mulheres, que a agência espacial conseguiu enviar o astronauta John Glenn ao espaço e trazê-lo de volta. Os cálculos que elas realizavam contribuíram enormemente para o desenvolvimento de aeronaves mais rápidas e seguras, aerodinâmicas mais eficientes e exploração espacial.

7- Amyris Fernandez
Pioneira na área de marketing e UX no Brasil, com mais de 30 anos de experiência profissional, já foi diretora de pesquisa de mercado no Buscapé, é PhD e leciona em instituições como USP e FGV.

8- Bianca Brancaleone
Empreendedora (eucompraria.com.br), designer e extremamente ativa na comunidade UX. Colabora e organiza eventos com o objetivo de fortalecer a mulher no universo tecnológico. Bianca já fez parte do nosso time Webgoal!

9- Melina Alves
Especialista em Design de Experiência e Interação, é CEO e fundadora da empresa DUX Coworkers e participou do desenvolvimento do primeiro App do Brasil.

10- VOCÊ!
O que te impede de fazer parte desta lista de mulheres inspiradoras? Se algo estiver te desanimando, se alguém estiver te desencorajando, pense em todas as mulheres que também estão lutando por seu espaço, você não está sozinha neste caminho! Você é forte, é capaz e pode estar onde quiser! Não desista, se esforce e corra atrás! Você já é uma mulher inspiradora!

Open chat
Powered by